terça-feira, 15 de abril de 2014

Previna-se contra a Dengue


Os mosquitos transmissores de dengue se desenvolvem onde há acúmulo de água limpa. O único modo de evitar a contaminação e transmissão da doença é a eliminação do mosquito transmissor, impedindo o acúmulo de água parada em vasos, garrafas vazias, pneus, cisternas e piscinas fora de uso, dentre outros.


Geralmente os sintomas da doença se manifestam depois do terceiro dia de picada do mosquito. Na dengue clássica, os sintomas comuns são febre alta; dor de cabeça; dor nos olhos; perda do paladar e do apetite; manchas e erupções na pele; náuseas e vômitos; tonturas; cansaço; moleza e dor no corpo; dores nos ossos e articulações.

Na versão hemorrágica, o quadro clínico é mais grave. Além dos sintomas acima, a pessoa também apresenta sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar à óbito em até 24 horas. Esse é um quadro grave que necessita de atenção médica urgente. É importante procurar orientação ao surgirem os primeiros sintomas. Embora possa ser fatal, a dengue hemorrágica tem cura, mas é preciso agir no tempo certo e com ajuda profissional.