quarta-feira, 4 de junho de 2014

04 de Junho - Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão

O Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes da Violência e Agressão foi criado pela ONU em 1982. Neste dia todos os países do mundo fazem ações para que a sociedade possa refletir sobre o assunto. Existem diversos níveis de agressão: corporal, psicológica, social e econômica.

Segundo o Ministério da Saúde, a violência física é a segunda principal causa de mortalidade na infância, ficando atrás apenas de óbitos por doenças do aparelho circulatório. Além dessas agressões, o IBGE aponta que 2,2 milhões de crianças de 5 a 14 anos trabalham, o que é ilegal em nosso país. Esta situação as afasta da sala de aula e também das brincadeiras.

Até o século XVIII, a criança era pouco valorizada e muito desrespeitada, vítimas de abusos sexuais, trabalhos forçados, e submetida a todo tipo de agressão. Somente no século XIX, as crianças passam a ser percebidas como seres humanos autônomos e assim se desenvolveu a psicologia, pedagogia, pediatria e psicanálise afim de atenuar as agressões e melhorar a qualidade de vida das crianças.

Zelar pelas crianças não é uma tarefa exclusiva dos pais, mas também dos parentes, da comunidade, dos profissionais de saúde, dos líderes de modo geral, dos educadores, dos governantes, enfim, da sociedade como um todo.